ARP




PASTORAL ARQUIDIOCESANA DO DÍZIMO
O Dízimo na comunidade de fé: missão e evangelização



A Pastoral do Dízimo tem como objetivo a EVAGELIZAÇÃO que só pode acontecer após uma conscientização de toda comunidade de fé.

Em 2016 a CNBB lança o Doc. 106 - "O Dizimo na comunidade de fé: orientações e propostas". Este documento tem sido a base de toda Pastoral do Dízimo, é nele que aparece pela primeira vez a perspectiva do dízimo, não como meio de capitação de recursos, mas como meio eficaz para a Evangelização.

O Doc. 106 procura orientar as equipes paroquias para que haja uma conscientização levando em consideração todo o trabalho já realizado nesta área e provocando uma conversão pastoral que promova a unidade de todos os fiéis.

O documento apresenta alguns princípios básicos para a formação da Pastoral do Dízimo:
a) elementos bíblicos e teológicos;
b) Esclarece conceitos e termos;
c) Oferece orientações gerais;
d) Emprega uma linguagem.

São características do Dízimo:
É uma experiência de Deus e com o amor fraterno.
É um compromisso moral com a Igreja.
É fixado "valor" de acordo com a consciência retamente formada.
É sistemático e periódico.

Diante desses princípios e dessas características a Pastoral do Dízimo não pode ser uma proposta para captação de recursos para as nossas comunidades e paróquias, mas antes deve ser uma proposta de Evangelização, estruturada em quatro dimensões:
1) Dimensão Religiosa (trata da nossa relação com Deus);
2) Dimensão Eclesial (trata da consciência de sermos membros da Igreja);
3) Dimensão Missionária (trata da corresponsabilidade entre nossas comunidades);
4) Dimensão Caritativa (trata do nosso cuidado para com os pobres);

As quatro dimensões nos levam a repensar a nossa metodologia para com a evangelização, pois a cada dia, fica mais evidente que a maioria dos batizados não são evangelizados e, consequentemente não estão engajados em nossas comunidades e não são membros vivos da Igreja. Diante dessa urgente verdade é que devemos trabalhar com o dízimo para que ele nos dê o suporte necessário e imprima em nossos fiéis, o caráter de pertença à Igreja de Jesus Cristo, sendo solícitos à vida pastoral e assim se tornem corresponsáveis pela manutenção de nossas comunidades.



Pastoral do Dízimo Arquidiocese de Ribeirão Preto






ARP