Reunião de Mútua Ajuda   
   "A Terapia do Amor"   



"Deus é amor" (1 Jo 4, 16), e "quem não ama permanece na morte"
(1 Jo 3, 14), João Paulo II.


A Reunião de Mútua Ajuda da Pastoral da Sobriedade está baseada no modelo sistêmico, que é um dos modelos conceituais de compreensão do fenômeno da dependência química, no qual a dificuldade de um dos membros da família é compartilhada por todos e, cada um, tem sua participação e responsabilidade no processo de mudança.

O objetivo da reunião é tratar o problema da dependência química abrangendo o grupo familiar, sem, no entanto, promover um confronto entre eles.

Enquanto o dependente participa buscando a recuperação, o familiar participa para se orientar e ajudar de maneira afetiva na recuperação de seu dependente. Assim, através de uma interação dinâmica que é a partilha da experiência de vida de cada participante, que acontece nos pequenos grupos, dependente e co-dependente tomam consciência dos problemas que estão prejudicando o relacionamento familiar.

A partir das reflexões dos 12 passos, aos poucos, essa conscientização, deve estimular a mudança de comportamento, tornando dependente e familiares mais sensíveis ao sofrimento um do outro. Essa sensibilidade os fará mais acolhedores e compreensivos e os levará demonstrar a caridade e o amor incondicional, que todo cristão tem o dever de vivenciar, principalmente com as pessoas mais próximas, que são as que fazem parte da própria família.


Grupo de Apoio

De uma maneira geral, o Grupo de Apoio é formado por homens e mulheres que seguem tradições e passos específicos da Pastoral da Sobriedade, e que se colocam voluntariamente a serviço da recuperação dos dependentes, pela pregação, com mensagens e dinâmicas apropriadas, com o objetivo de favorecer e acelerar a recuperação da família dependente de um vício. Crê que o processo comunitário, a vida em grupo, o apoio, é fundamental para uma vida melhor. Na troca de experiências, a pessoa se enxerga no grupo e, ao fazê-lo, toma consciência de que o seu problema não é único, encontrando, assim, força extra para a própria recuperação. Nas reuniões, alguns participantes encontram-se em abstinência, em Sobriedade, e outros estão num processo de busca; O desejo de se recuperar cria união entre os participantes. Aos poucos, acontece uma mudança total de vida, condição relevante para a recuperação, para uma vida sóbria.

É a perseverança nas reuniões semanais que leva à conversão, que leva a uma mudança de vida. Atua, simultaneamente, no apoio ao dependente, familiares, amigos e agentes de Pastoral. No Grupo de Apoio a pessoa ouve o testemunho daqueles que conseguiram alcançar a Sobriedade; ouvindo os testemunhos, a pessoa ganha força para acreditar e lutar; tendo coragem e apoio, a cura se torna um processo simples e natural.

Fundamentamos nossos passos em reflexões bíblicas, nos Sacramentos, nos Mandamentos e na Doutrina da Igreja. Jesus é quem liberta. Não basta apenas interromper a dependência, mas é essencial que aconteça a conversão. Libertar evangelizando é a nossa meta. Porque, juntos, queremos ser Igreja.

Paralelamente acontece ainda, visitas às residências das famílias que solicitam. A visita a residência é trabalhada de forma mais específica de acordo com a necessidade da família: Podendo ser uma visita para apresentação dos Agentes de Pastoral e da proposta de trabalho, para que sintam-se mas a vontade no momento em que forem para a reunião de Auto Ajuda; Pode ser uma visita com intenção de "reforço/complemento" da reunião do Grupo de Auto Ajuda; Pode ser para um momento de espiritualidade, onde rezamos o " Terço da Sobriedade ", e nestes casos além da família, soma-se a presença de parentes e vizinhos, com todos reunidos, aproveitamos também para apresentar a Pastoral da Sobriedade e fazermos um momento de partilha, o que acaba sendo uma demonstração prática do Grupo de Auto Ajuda.




Participe das nossas reuniões:



Batatais:

Imaculado Coração de Maria - Missão Claret
Rua Luiz Squarize, 356 - Jd. Virginia
E-mail: joaodedeus_santana@hotmail.com
Reunião: toda segunda-feira a partir das 20h



Cravinhos:

Paróquia São José - Centro Catequético São José
Avenida Fagundes, 970 - Centro - Tel. (16) 3951-1364
E-mail: contato@paroquiasaojose.org.br
Reunião: toda quinta-feira a partir das 20h



Pontal:

Paróquia São Lourenço
Comunidade Santa Rita de Cássia - Tel. (16) 3953-1693
Rua Francisco Vianna, 3 - Jardim Princesa
Reunião: toda terça-feira a partir das 20h



Ribeirão Preto:

Catedral - Centro Social Dom Arnaldo Ribeiro
Rua Prudente de Morais, 431 - Centro - (16) 99161-9994
E-mail: sobriedade@catedralrp.com.br
Reunião: toda segunda-feira a partir das 20h

Paróquia Espírito Santo
Rua Romeu Nacarato, 180 - Geraldo de Carvalho - (16) 98165-7484
E-mail: secretaria@paroquiaespiritosantorp.com.br
Reunião: toda quinta-feira a partir das 20h

Paróquia São Judas Tadeu - Comunidade São Lourenço
Rua Eunice Ramos Faleiros, 579 - Dom Mielle - (16) 3975-1040
E-mail: pastoraldasobriedaderp@gmail.com
Reunião: toda quinta-feira a partir das 20h

Paróquia São Judas Tadeu - Comunidade São Lourenço
Rua Eunice Ramos Faleiros, 579 - Dom Mielle - (16) 3975-1040
E-mail: pastoraldasobriedaderp@gmail.com
Reunião: toda quinta-feira a partir das 20h



Sertãozinho:

Paróquia Nossa Senhora Aparecida - Igreja Matriz
Rua Epitácio Pessoa, 1408 - Centro - Cel. (16) 99397-7777
E-mail: secret.matriz@hotmail.com
Reunião: toda sexta-feira a partir das 20h

Paróquia São João Batista - Comunidade São José
Rua Gerson de Moura, 353 - Vila Industrial - Cel. (16) 99269-1341
E-mail: sobriedadestz@gmail.com
Reunião: toda quarta-feira a partir das 20h






























ARP