(Este documento esta disponível em PDF caso queira fazer download, clique aqui)


Pastoral da comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto

A Arquidiocese de Ribeirão Preto esta empenhada na implantação da PASCOM em todas as paróquias de nossa Arquidiocese, não é apenas a implantação de mais uma pastoral, é uma das prioridades do Documento Final da Assembléia Arquidiocesana de 2000, número 100.

Nos encontros realizados, conversas e trocas de experiências, tem-se notado que o termo "COMUNICAÇÃO" na maioria das vezes é reduzido a atribuição de profissionais da área de comunicação: radialistas, jornalistas, escritores, etc... e a falta desses profissionais nas paróquias têm sido a principal argumentação pela não implantação da PASCOM nas paróquias; mas na verdade todos nós somos comunicadores em potencial, enquanto cristãos, enquanto comunidade e principalmente enquanto seres humanos, todos nós podemos e devemos assumir o papel do cumunicador frente a nossos irmãos e nossa comunidade. A comunicação está presente a cada instante de nossas vidas.

A PASCOM não pode ser reduzida a mera existência de um ou outro meio de comunicação; A PASCOM é uma centralizadora e difusora de todas as informações, fatos, acontecimentos e fomentadora da troca de informações importantes entre pastorais, entre pessoas e até entre paróquias, e mais, é um importante canal de ligação entre sua paróquia e a Arquidiocese.



Jornalzinho, NÃO É PASCOM !
Mural, NÃO É PASCOM !
Rádio comunitária, NÃO É PASCOM !
Pastoral da acolhida, NÃO É PASCOM !
Liturgia, NÃO É PASCOM !
Equipe de música, NÃO É PASCOM !



A PASCOM não tem o objetivo de enfocar esta ou aquela maneira de se comunicar; a PASCOM é um conjunto de atitudes concretas com o firme propósito de atuar firmemente em todas as maneiras existentes nas paróquias.

A comunicação é um processo que resulta da expressão do conhecimento, da inteligência e da emoção, e pode ser afetada por diversos fatores que quase sempre nos remete à confortável posição de supor que a comunicação se reduz a frase: "é coisa de comunicador" e, partindo dese suposto enxergamos na imagem dos profissionais de comunicação e, apenas na imagem deles, a figura do "consumidor".

O processo da comunicação conta com um numero infinito de fatores para se fazer existir, fatores estes que estão presentes a cada instante de nossa existência. Um olhar, o ritmo da respiração, a postura, a forma de andar, a maneira de se expressar, entre tantos outros, são fatores perceptíveis que também fazem parte da comunicação e um outro numero igualmente infinito de fatores não perceptíveis também fazem parte e juntos são agentes condutores do fluxo verbal, "A PALAVRA", aquela na qual, geralmente se resume a comunicação e que na verdade, segundo pesquisas, é responsável apenas por 7% do resultado final da comunicação, os outros 93% são recheados por fatores extra-palavra como: tom de voz, olhar, expressão facial, conhecimento de causa, volume da voz e tantos outros.

A equipe da PASCOM arquidiocesana esta caminhando, se aprimorando, procurando conhecer cada vez mais este assunto, e colocando a disposição de todas as paróquias de nossa arquidiocese este aprendizado, através de encontros, reuniões e algumas oficinas, que são bastante úteis na inicialização dos interessados. Faça sua inscrição, participe! Estamos a disposição para ajudá-los na implantação desta importante pastoral na sua paróquia.

Que Nossa Senhora da Comunicação ilumine a todos e interceda junto a seu filhos Jesus Cristo para que sejamos sempre comunicadores da boa nova.



Equipe da Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Ribeirão Preto